quarta-feira, 26 de maio de 2010

Felicidade a Qualquer custo

Pensar nisso é refletir muitas coisas que eu fiz e deixei de fazer.
Têm momentos na vida que simplesmente estamos felizes, mas não aceitamos o fato e temos que criar algo para nos tornar não tão felizes, e depois disso, criamos algo para suprir isso... isso também não significa que seja somente assim, acho que muito vai no sentido de fugir do que realmente importa na vida.
Paro e penso, o que é que importa na vida? Ela mesma? Dinheiro? Familia? Amigos? Paixões? Posses? ... ... uma questão que cada um tenta encontrar durante o percurso da vida, trilhamos nosso caminho e ele nos trilha. Posso dizer que nunca tive questões em relação com dinheiro, acho que muito pelo contrario, eu realmente não sei o que é dinheiro, não no sentido objeto, mas o seu real significado. O acumulo dele pode dar vantagens em muitas coisas, na verdade, hoje eu vejoque ele é tão necessário que se não tiver dinheiro, nem para a entrevista de trabalho é possivel... então as pessoas correm, assim como eu estou fazendo, atrás do dinheiro. Alguns para conseguir o minimo para a sobrevivencia, outros para ostentar o luxo... para isso, muitas pessoas matam (sabendo ou não sabendo) para conseguir o dinheiro no fim do mês para ostentar a vida que sempre teve, e cada vez mais, as casas (apartamentos) estão ficando mais caros e menores. Ou seja, as pessoas para ostentar a vida que querem, precisam trabalhar mais e mais.
Onde está a felicidade em tudo isso?
Familia, eu tenho, fato, mas nem por isso, eu me sinto completo, e não tem muito o que fazer depois que você está disposto a mudar e SER completo dentro desta instituição, sendo na angustia, na alegria, na tristeza, no aborrecimento, no sufocamento etc. Mas normalmente ignoramos isso, tentamos pular essa parte e ir para o trabalho, pois lá se resolve o problema mais facilmente, pois não precisa acordar e dormir com ele, olhá-lo nos olhos.
Amigos, muitas vezes, atuo como um amigo fast food, tenho apenas 5 minutos para conversar e só, ou um dia durante o ano inteiro, pois o trabalho ou a familia te impede disso, ou até a falta de grana, porque não?! vamos para a balada e ficamos anestesiados de nossas questões pois o dinheiro conseguiu comprar o que te faz relaxar, o que é otimo.
Paixões, quantos casais que se casaram e se separaram? Estamos batendo o recorde de descasamentos da história, pois estamos na era dos descartáveis, ou seja, esse já não me serve ponho para fora, as vezes, não serve pois as questões envolvidas na relação dos dois não estão sendo lidadas por um ou pelos dois e isso vai se desgastando com o tempo. Quantas pessoas se casam depois de um curto periodo de tempo que se conhecem? Quantas ficam juntas e quantas se separam? Quantas pessoas morrem pela relação? Quantas estão disponíveis de abrir mão de um "futuro" por um amor? Essa último penso nos adolescentes "inconsequentes", "imaturos" que por ironia se descasam rapidamente pois descobre que uma coisa é gostar da pessoa e a outra é morar com alguém, dividir um teto...
Muitas pessoas se dizem felizes quando vão as compras, mas logo depois precisam também comprar novamente, pois aparentemente é somente assim, que as pessoas saciam essa não completude.
Felicidade me intriga, por vezes, eu vi pessoas que tinham menos condições fisica, finaceira, intelectual e felizes e aquela felicidade me contagiou e ao mesmo tempo tive inveja da simplecidade daquela felicidade... mas por algum motivo, é necessário correr atrás do dinheiro, pois sem ele é impossível viver. Dura constatação essa que já havia percebido a tempos, mas que vai de encontro a badeira que levantava contra o capitalismo como um todo, mas percebo que parte dele é necessário. De alguma forma, tem algo que não tem no capitalismo mas que está contaminado, "AMOR". Uma palavra pequena e complexa... todos colocam sempre como positivo, porém é mais que isso.
Na verdade a felicidade é constituida por diversos fatores e todos eles construidos pela relação entre pessoas. Ao perceber isso, não tem qualquer custo, mas apenas um. Relação! Incrivelmente é a mais complexa e dificil atividade humana. Qualquer coisa que o homem vai fazer é na relação com.
E ficam as perguntas outras a partir deste momento, e como é sua/minha relação com: amigos, familia, mercadoria, trabalho, paixões, o proprio ser, amigos, religião, etc

boa noite

Nenhum comentário: