quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fazemos parte de um todo?

(Brainstorm)

O homem ainda faz parte da natureza? ou ele tem uma natureza à parte? O homem deixou de ser natural no sentido de fazer parte de um todo. Ele já deixou de se considerar animal, ele está mais distante de tudo o que há no mundo, se aproximando cada vez mais com aquilo que ele mesmo produziu. Fechando em si mesmo, não conseguindo olhar para o lado e ver o que está acontecendo, ou reconhecer o proprio ato de destruição.
Parece que temos odio das coisas naturais, não queremos envelhecer, precisamos manter a aparencia o mais jovial possivel. Para tentar nos aproximarmos dos deuses que deixaram de existir, que na verdade está dentro de cada um... sindrome de um deus menor, achamos que como não fazemos mais parte de um todo, podemos brincar com aquilo que não faz parte da gente. Assim como os Deuses usaram os homens como experimentos, nos usamos a natureza. Com o mesmo impeto de crueldade.
Estamos sendo natural? Não creio, hoje as pessoas dependem de uma pessoa na televisão para dizer se vai chover ou não, deixamos de sentir a brisa, o cheiro da chuva. Nos relacionamos com os objetos e não mais com as pessoas e animais, ou paisagem, ou a energia que cada ambiente carrega consigo.
Achamos que temos mais força que a historia de horror que as catedrais mantém em seu interior, ou que um lugar de culto sagrado, pois o sagrado se tornou futil e um luxo, enquanto que antes era necessário.
Gaia estaria de volta?
De que adianta a racionalização de Gaia, se as pessoas não sentem mais a natureza, melhor, não se sente fazendo parte dela? Reich foi cruzificado, por sua loucura, ele se aproximou demais da questão energética. Não tinha consciencia talvez que ele se aproximava bastante do Tao, um encontro interessante entre o ocidente e o oriente. Diferentemente do que acontece. O Oriente está cada vez mais Ocidente.
O homem parece gostar de manter o patologico, o não saudável e mandar para longe o saudável. Nos prejudicamos, vamos em direção do Caos, pois ele é o que nos circunda, é muito mais natural seguir para o Caos, pois o caos não tem o que se pensar, apenas Caos. Quando uma pessoa se encontra em meio ao Caos, dificilmente consegue se libertar, se organizar sozinha, o que torna cada vez mais complicado, sendo que mais pessoas estão entrando neste caos sem perceber o que acontece com elas.
Paralizamos devido ao caos que a natureza coloca para nós, as guerras são o caos que ninguém quer realmente ver. O que começou a guerra? Qual é sua função? poder? monetário? existencia? se perdeu o motivo real das guerras que se tem hoje, elas são o eco de um passado longincuo que talvez devesse não ter mais sentido. Somente o caos nos leva a voltarmos a sermos animais. Sobrevivencia, sobreviver.
Lei do mais forte, O macho alvo, a matilha, o grupo, tudo interligado, mas ao contrario da natureza, nos brigamos com semelhantes e tendemos a guardar rancor e em algum momento histórico retrucamos algo que não nos pertence mais.
Não há lutas justas, não fazemos mais parte da Natureza, temos a propria natureza humana. O que nos tornamos? Para onde vamos? e para que?

Por mais que eu mude o titulo, acho que os textos continuam semelhantes. Talvez isso eu tenha que mudar. Escrever sobre coisas alegres, felizes... quem sabe um dia..


boa semana

Nenhum comentário: