segunda-feira, 21 de junho de 2010

Heroi

Esta é uma palavra que vem me perseguindo já há algum tempo.
Eu escrevi pouco sobre ela no meu tcc, e deixei por isso mesmo, lá fazia uma distinção entre heroi e ídolo.
Sendo que nossa sociedade não contempla mais os herois mas os ídolos. Ou seja, não se adimira a pessoa pelos feitos, mas pelo o que ela tem, sutilmente pelo o que ela é como imagem.
Um artista famoso, pouco se sabe o trajeto que ele fez até chegar nas suas conquistas, sendo este um otimo ou pessimo artista. Não sei se importa muito saber os percausos, pois assim eles se tornam cada vez mais humanos de dependendo de quem for mais loucos. Obvio que tem as pessoas fanáticas, o que entraria para uma outra questão, normalmente vivem mais a vida do outro do que a própria.
Hoje, a imagem é mais importante que os feitos, ou seja, não importa que a Angelina Jolie faça boas ações como uma boa samaritana, mas é preciso acima de tudo ter as cameras ligadas para mostrar como ela é boa samaritana... mas nisso fica a duvida tenue que tendo mais para o sentido positivo. A ajuda que ela oferece é por vontade propria, ou por reconheciamento.
Assim foi pintada a bela Angelina, mas pouco se sabe o que ela sente ou pensa, não que isso faça alguma diferença, assim como não fez diferença para aqueles que reproduzem as histórias classicas gregas.
O heroi é constituido pelos feitos e não pelos pensamentos. Platão não foi heroi... pensava demais e fazia pouco... Aristóteles também não foi heroi, pois questionava muito. São figuras veneradas ainda nos dias atuais, mesmo não sendo herois, mas seus pensamentos estão presentes, por vezes, de forma mais complexas, mas estão. Ele continuam sendo importantes.
Heitor foi heroi e salvou a vida de muitas pessoas. Hercules também, apesar de nem sempre salvar vidas tenha sido sua sina.
Tinham os pensadores, guerreiros e os Herois, o resto era resto, não tinha história para contar. Não necessáriamente os guerreiros eram heroi, claro que daqueles que sobreviviam e tinham seus nomes gritados pelos ventos se tornavam um... Mas o que é ser heroi hoje em dia?

Nenhum comentário: