Há tempos, que tento fazer algo com esse título. Ele me aparece com uma clareza impar, mas ao mesmo, ele é totalmente obscuro para escrever.
Na verdade, apesar de não ter a interrogação, o titulo é um questionamento, que surgiu enquanto eu mesmo vivia dentro de uma escuridão. Inicialmente pensei em fazer um documentário sobre, com questões para diferentes profissionais de diversas áreas. Neste momento, não deu certo, tive que dar um passo para trás e esperar, isso não significa que não o farei.
A palavra depressão provem da palavra "pressão" com o sufixo "de". Muito usado na geografia para denominar região que sofreram muita pressão.
"Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação do [vento] e d'agua (intemperismo)." Wikipedia
Aqueles que se encontram nestes lugares sofrem mais pressão atmosférica do que aqueles que estão mais no alto. Importante lembrar que as pessoas que mudam de um lugar mais baixo para outro mais alto, eles sofrem alterações corporais que pode influenciar em seu comportamento.
Aqueles que vem de cima para baixo, exemplo, moram nos Andes e descem para São Paulo, eles têm mais folego que os próprios paulistas para subir os Andes novamente, pois em sua estrutura corporal eles tem mais hemoglobina. Isto se dá, por viverem num ambiente rarefeito, indo para um lugar que tem pouco ar para outro com muito ar, sendo assim, podendo respirar o mesmo que o outro e ter mais folego. Aqueles que sobem ou invés de descer, tem maior dificuldade, pois eles precisam acostumar o corpo com o pouco ar, ou seja, se cansam rápido, tendo vertigens e falta de ar.
O que é muito semelhante a psique, aqueles que levam tombos, porém estavam lá em cima, conseguindo respirar bem, tem maiores chances de subir novamente e mais rapidamente que outros. Isso não significa que ele sempre subirá, numa dessas ele pode ficar lá embaixo por tempo demais e não conseguir achar o caminho e energia para subir por si só.
Todos os dias vemos pessoas se afundando e não sabemos muito como fazer para fazê-la subir de novo, por mais que tentamos, muitas vezes, apenas as afastamos do nosso convivio por não suportar, o não poder fazer nada.
continua
boa semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário