quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Apego

Engraçado o titulo, pois acabamos por nos apegar a ele.
Tenho pensado muito sobre esse assunto, estou tentando escrever um conto sobre ele. Ainda está no começo, mas aos poucos vai saindo o escrito. Aqui queria refletir de outra maneira.

A imagem que me vem é o desapego

substantivo masculino
1 qualidade ou estado de pessoa desapegada, que revela desamor por alguém (ou grupo de pessoas); despego
2 qualidade ou estado de quem demonstra indiferença, desinteresse, desprendimento, pelas coisas ou por certa coisa em particular; despego


Fico pensando nas teorias de desapego. Faz muito sentido, quando se fala que devemos deixar de estar apegado a alguma coisa, para que outra coisa entre no lugar. Mas pela definição acima, desapego é quando não se gosta mais... porém fico pensando que talvez a palavra não seja realmente desapego no sentido colocado pelo dicionário, tem-se que lidar com o vivido e deixá-lo no passado como um lembrança, sendo ela boa ou ruim, sendo ela lembrança.
Quantos sentimentos que nos mantém inteiros e que na verdade precisamos nos desfazer deles para continuar seguir em frente. No sentido de que eles nos mantem parados, melhor, sem movimento, assim estagnado na vida... puts, comecei a viajar novamente...

Pensamentos, sentimentos, situações, pessoas... tudo isso é passivel de se apegar, mas como saber o momento certo para se desapegar de cada um?

Uma coisa importante para se pensar é que a palavra apego provém do verbo pegar que tem seu significado de segurar, prender.

Com isso, é importante pensar, quem prende quem?
Deixo a pergunta no ar....

Boa semana

Nenhum comentário: